1 de abril de 2015

TODO DIA - DAVID LEVITHAN

Um livro sobre viver, ser, estar e amar.

Não lembro onde descobri esse livro, só lembro que desde a primeira leitura da sinopse me interessei, afinal a trama é bem ousada: uma pessoa que todo dia é um alguém diferente. Não lembro se o comprei ou se o ganhei, só sei que o tenho e que demorei bastante para terminá-lo, me arrependo disso.
A, como nosso querido narrador e personagem principal se autodenominou, é um "viajante"; a cada amanhecer, ele pega emprestado a vida de uma pessoa, e essa pessoa é sempre da mesma faixa etária que ele - uns 16/17 anos. Até que um dia ele acorda no corpo de um garoto e se apaixona pela namorada dele. É aí que tudo muda.
Ao se apaixonar por essa garota, A muda seus hábitos e começa a reacender esperanças que haviam sido esquecidas há tempos. 
O livro se passa justamente nesse período, nesse momento clímax de sua existência. Como ficar perto dela se a cada dia seu exterior mudava? E só lendo para descobrir. Não é um romance meloso, é realista (na medida do possível) e não há momentos forçados ou idealizados demais. Foi o que mais gostei na história, a naturalidade que tudo me passou.
Durante as trocas de corpos, podemos ter de presente diversas reflexões feitas por David Levithan, sobre coisas pequenas e grandes da vida. Como o fato de que somos sortudos por termos as mesmas pessoas ao nosso redor, na maior parte do tempo; ou como a confiança é a coisa mais importante nas relações; ou o fato de que "estar lá" é essencial. 
A, através de seu sofrimento, compaixão e altruísmo, nos leva a pensar sobre tudo. Tudo.
E no geral o livro é bem triste, bem triste mesmo. O escritor consegue passar toda a angústia de se ter uma vida diferente a cada dia, de não ser capaz de amar e ser amado reciprocamente, de construir relações, de construir memórias. 
Posso dizer que esse livro entrou para os meus preferidos e vai ser indicado pra todos aqueles que eu puder indicar (começando por vocês).
E sobre o desfecho: é o tipo de finalização que acaba com você emocionalmente, e ainda deixa milhões de incógnitas, mas não de um jeito ruim, de um jeito bom. Você mesmo pode continuar a história. Porque afinal, a vida é assim; as coisas acabam porém sempre há um continuação. Vivemos num círculo, como disse Raphael Draccon em Dragões de Éter (), e o círculo nunca termina, ele sempre se renova. Mesmo após a morte, há continuações. Então é quase impossível um autor dar um desfecho concreto pra uma história. 
Uma das minhas frases preferidas da obra foi:

Obrigada pela experiência, A e Sr. Levithan.

Bom, como gostei bastante da escrita do David, já coloquei diversos livros dele na lista de "desejados" lá no Skoob. O autor já tem 17 livros publicados, e entre os mais conhecidos pode-se citar:
  • Will & Will, escrito em parceria com o John Green.
  • Nick & Norah - Uma Noite de Amor e Música, que virou filme! Os atores principais são Michael Cera (Juno, Scott Pilgrim Contra o Mundo, Superbad - é hoje) e Kat Dennings (2 Broke Girls, A Casa das Coelhinhas). Ainda não assisti mas parece ser muito legal, veja o trailer aqui.  
E os que me chamaram mais atenção:
Pelas sinopses dos livros e a partir da leitura de Todo Dia, posso dizer que David Levithan é inovador e destemido. 
Espero que essa resenha tenha inspirado vocês a irem atrás desse cara hahahah; e se alguém já tiver lido algo do David, seja Todo Dia, Will & Will, qualquer um, fique a vontade de deixar sua opinião nos comentários. Gosto muito de ler pontos de vista diferentes!
Até o próximo post!

Blog Widget by LinkWithin

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Estou comentando como sua leitora! Gostei muito da resenha!! Resenha boa é essa que desperta em nós a vontade de conhecer a coisa citada, que no caso é o livro. Desses que você citou aí, eu só conheço Will & Will, mas vou visitar os links pra ver sobre os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aww, Mi! Obrigada <3 E visite os outros sim, um mais criativo que o outro (pelo menos parecem né hahaha)

      Excluir
  2. Parece bem interessante! O enredo é super original, só por isso já deve valer a pena :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O enredo é muito inesperado! E vale a pena por tudo, sério ;)

      Excluir